quinta-feira, novembro 19, 2009

As relações interpessoais me fazem lembrar o ano em que fiquei de NOA em biologia, foi no 3° ano do ensino médio. Escola pública, mil professores, e matérias não aprendidas. Bom eu tive que aprender forçadamente as relações ecológicas interespecíficas. CERTAMENTE, você já ouviu falar e se lembrará. Para começar vamos pensar a respeito de suas amizades, estudando os casos, defina por sim mesmo :”Que tipo de amigo você é?”
Vamos começar:

Sociedades (GERAL)
As
sociedades são associações entre indivíduos da mesma espécie, organizados de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente. Os indivíduos componentes de uma sociedade, denominados sociais, colaboram com a sociedade em que estão integrados graças aos estímulos recíprocos entre os sociais que estejam participando daquela sociedade.

Colônias (AS CHAMADAS PANELAS)
Uma
colônia é o agrupamento de indivíduos da mesma espécie ligados anatomicamente uns aos outros e com interdependência fisiológica. A principal característica das colônias é que é impossível a sobrevivência de um indivíduo se por acaso ele for isolado do conjunto que constitui a colônia.

Relações interespecíficas HARMÔNICAS:

Simbiose ou mutualismo
A
simbiose ou mutualismo é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a associação é obrigatória para a sobrevivência de ambas. (IGREJA, FAMÍLIA)

Protocooperação
Na
protocooperação, embora as duas espécies envolvidas sejam beneficiadas, elas podem viver de modo independente, sem que isso as prejudique (em partes). (ESCOLA, TRABALHO).

Inquilinismo ou epibiose
O inquilinismo é um tipo de associação em que apenas um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar qualquer prejuízo ao outro. Nesse caso, a espécie beneficiada obtém abrigo ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira, e é chamada de inquilino. (AQUELE AMIGO QUE SÓ TE PROCURA QUANDO ELE PRECISA).

Comensalismo
O
comensalismo é um tipo de associação entre indivíduos onde um deles se aproveita dos restos alimentares do outro sem prejudicá-lo. (Aquele amigo ...você sabe)

Relações interespecíficas desarmônicas

São relações entre espécies diferentes, na qual há um prejuizo para um dos lados.

Amensalismo ou antibiose
O amensalismo ou antibiose consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. (Aquele tipo de pessoa que existe no seu meio social que só fala besteira e tem problema de auto estima).

Predatismo
Predatismo ou
predação é uma relação desarmônica em que um ser vivo, o predador captura e mata um outro ser vivo, a presa, com o fim de se alimentar com a carne dele. (Aquele tipo de pessoa que faz o mau pensado, te odeia, e quer que você morra).

Canibalismo
Canibalismo é uma relação de predatismo intra-específico em que seres de uma mesma espécie comem outros seres da sua própria espécie. (Acontece muito em reuniões).

Herbivoria
Herbivoria é uma relação desarmônica entre um consumidor primário e um produtor. (ALGUÉM PRECISA VIVER)

Parasitismo
Parasitismo é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles é o parasita que vive dentro ou sobre o corpo do outro que é designado hospedeiro, do qual retira alimentos. (Aquele que suga todas as forças, faz mal, e tah sempre como um verme na sua vida, pode ser um tio, um namorado, sei lá).

Sinfilia ou esclavagismo
Esclavagismo é um tipo de relação ecológica entre seres vivos onde um ser vivo se aproveita das atividades, do trabalho ou de produtos produzidos por outros seres vivos. (Não faz muito mal, faz parte do equilíbrio humano).

Competição A
competição interespecífica é uma relação de competição entre indivíduos de espécies diferentes, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, fatores existentes em quantidades limitadas. (Dois garotos por uma guria).

Você pode observar que essas relações são extremamente necessárias para sobrevivência de alguns seres “humanos”. Mas pelo bem geral vamos fazer parte da relação harmônica.
PS: EU SABIA Q UM DIA ISSO IA SER PROVEITOSO.
KAROL FLEGLER

Um comentário:

  1. Protocooperação simbiose e talvez antibióse.
    Amei essa postagem,além de me ajudar na prova da faculdade que irei fazer,revela o verdadeiro tipo de amigo que você é,mals pela antibibióse mas Karol agente num tem assunto,isso leva a falar coisas nada ver,e aí causa baixo-estima por não agradar o amigo kkkkk.Cheguei à uma conclusão hahahha.

    ResponderExcluir