quinta-feira, abril 01, 2010

Exposição no Museu de Arte do Espírito Santo.




Depois de muitos anos voltei ao MAES, a última exposição que havia visto era dos “Triângulos Roxos”, falava sobre a segunda guerra mundial, daí meu vício sobre o assunto. Mas dessa vez, vamos falar sobre a exposição de um gênio da arte da gravura, Rembrandt. Arte de desenhar em chapas de cobre, com um óleo, não me lembro o nome, que depois é retirado e posto um papel por cima da chapa debaixo de uma prensa, sai então a gravura. Rembrandt teve 3 mulheres, uns filhos mortos, o gênio revolucionou a história da arte, sobretudo na Holanda, pintando e desenhando e gravando cenas do cotidiano fora das regras européias. Protestante, Rembrandt pintou, desenhou, gravou diversas cenas bíblicas que chamam atenção pela sinceridade e a paixão da realidade. Em suas gravuras, o cristo não era do tipo “italiano”, Maria já era uma senhora, e suas hachuras fazem de suas obras um verdadeiro espetáculo. Mas tudo isso seria em vão se eu não levasse pro lado considerável da vida. E que lado é esse? Quem acompanha o blog sabe.

A bíblia é sempre exposta em forma de arte, disso podemos tirar algumas verdades. A primeira é que nem todas pinturas que relacionam a bíblicas podem ser verídicas, principalmente as romanas, mas o Rembrandt, tatuou a bíblia de forma verídica e sincera. Seus desenhos são capítulos e histórias bíblicas que se pode acreditar. Nada de Cristo de olhos azuis, louro ou coisa parecida.

Outra coisa que podemos falar sobre a exposição é que o cara, o tal Rembrandt, deixou sua marca, literalmente, no mundo. Deixando sua marca, pregou a mensagem da cruz, não sei se ele pensava nisso, mas de alguma forma cumpriu o ide, suas obras são famosíssimas no mundo inteiro. E que marcas deixamos? Seremos famosos pelo o quê?

Tornou-se meu preferido. Não por ter feito tudo o que todo mundo já viu, mas por ter falado com as linhas. Me fez lembrar o quanto a arte aproxima o homem de DEUS.

Karol Flegler

2 comentários:

  1. Que lindo Kah.



    Naninha

    ResponderExcluir
  2. que lindoooo amiga!
    belo texto! vc arrazaaaaaaaaaaa!!!

    Amo s2!
    Beijoooos!

    ResponderExcluir