segunda-feira, junho 20, 2011

Priscila – a obra prima:

Introdução:

“Então disse Deus: Façamos o Homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança. Criou Deus o homem à sua imagem, a imagem de D

eus o criou; homem e mulher os criou. (Genesis1. 26a e 27)

Titulo: Priscila – a obra prima:

Uma das muitas coisas que temos em comum é que gostamos de “As crônicas de Narnia”, e nessa história os reis e rainhas de Narnia tem nomes, ex: Lucia – a destemida. Em nárnia todos têm nomes assim. Hoje refletiremos sobre a preciosidade da vida, principalmente da PRI.

O TERMO OBRA PRIMA refere-se ao significado de ser única e especial. Assim como Monalisa é obra prima de Leonardo da Vinci, assim como Davi é obra prima de Michelangelo, Priscila é obra prima do CRIADOR.

Há muito que se discutir no que se refere a ser ou não ser arte hoje em dia, o próprio termo “arte” é coisa do homem que a partir do séc. 18 passa a usar para referir-se a pintura, escultura etc... Quando entrei na UFES, eu entrei em parafuso tbm, pq ninguém soube me explicar o que é arte e pra que ela serve. Mas não vamos discutir o que é, e para que serve. Vou te dar uma resposta: Arte é aquilo que o artista é e útil não só pra contemplação. E a partir disso Falaremos da importância da vida de cada um de nós como OBRAS PRIMAS DO CRIADOR.

I - Deus é a causa imediata de toda arte" – Scheling

Esse filósofo é também um teólogo que tem uma discussão a respeito da criação e produção da arte, mas o mais importante que ele Diz é que NÓS NÃO CRIAMOS, ou seja, nós não inventamos absolutamente nada, só Deus é o criador, e nós copiamos tudo.

II – Deus não nos fez à imagem e semelhança atoa.

Ele poderia ter-nos feitos como araras, cachorros, mas QUER alguém pra se relacionar com ele, alguém que se pareça com ele, e algum de nós tem a capacidade de entender as coisas de DEUS e refazê-las, mas não de criar.

Quando Michelangelo fez o Moisés para o tumulo do Papa, ele bateu no joelho da escultura e disse: levanta e anda! Mas a escultura não se moveu, só quebrou uma lasquinha do joelho, Pq embora nós tenhamos a capacidade de reproduzir coisas parecidas conosco, somente Deus pode dar vida.

Um artista raramente faz as coisas sem planejar, e quando faz, faz besteira. Deus planejou fazer o ser humano. Você é um projeto especial do criador;

Outro dia eu me stressei na aula de desenho e surtei: como pode Michelangelo com 23 anos pode esculpir a “Pietá” eu não consigo desenhar um vidro de perfume? O professor respondeu: - ele demorou anos pra fazer!

Como é o processo Criativo do criador?

Vou explicar o começo.

Todo artista que se preze quer que sua obra permaneça. Deus também queria assim! Por isso somos eternos, e quando morremos aqui ou vamos para o céu ou pro inferno, isso faz parte. Somos eternos. E para sermos duradouros, precisamos da base de preparação. Você pode não estar entendendo, mas vamos sugerir que dentro do mundo das artes a Priscila é uma tela, um quadro, e para pintar o quadro, precisamos preparar o suporte! A preparação desse suporte é feita para proteger a pintura, pq a tinta diretamente no tecido estraga e apodrece o linho, logo, essa base de preparação é feita de cola, óxido de carbono e gesso crê. Mas não vou me aprofundar nos termos químicos, é só pra dizer que temos que usar a base antes da pintura! E como DEUS FAZ ESSA BASE? A base é a bíblia! Lógico! A bíblia em nossa vida evita maiores apodrecimentos. Pri, pra você não apodrecer e continuar a jornada tem que estar embasada na bíblia! Ela vai nos conservar puros e santos. Pq a bíblia é a palavra de DEUS.

Josué: 1-8

Não deixe de falar das palavras do livro dessa lei e de meditar nela dia e noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então seus caminhos prosperarão e serão bem sucedidos.

A promessa de Deus para quem tem a bíblia como base é ser vitorioso E bem sucedido. Quem lê a bíblia é mais inteligente.

Na UFES, houve 2 episódios relacionado a isso: uma menina perguntou se a história de Davi era mitologia grega. E em um dia de análise de imagens, só crente sabia contar a história de Abraão, e pra surpresa de vcs, eles nunca tinham ouvido a história!

Ilustração: bolo de cenoura.

Pergunta: VOCÊ JÁ USA A BÍBLIA COMO BASE PRA SUA VIDA?

Toda arte por mais perfeita que ela seja, sofre danos. Elas são movimentadas, sofrem ação do vento e do ar úmido, por isso existem os “restauradores”, pessoas capacitadas e entendidas no assunto para cuidar da obra para que não se altere.

Toda obra é reparável. Todo mundo tem jeito! E por mais que temos sofrido a ação do pecado em nossas vidas, ainda assim, nós podemos ser restaurados! Ainda que tenhamos distorcido a imagem e criação de Deus, nós podemos ser “consertados”. Ninguém está isento disso. E nessas horas que há ação do restaurador.

Deuteronômio 30:2 e 3a:

e quando vocês e seus filhos voltarem para o Senhor , o seu Deus, e lhe obedecerem, de toda sua alma, de todo o seu coração de acordo com tudo que lhes ordeno “Então o SR. Deus lhe trará restauração”.

(...) intervir em uma obra de arte, é um ato de extrema responsabilidade e serão a sensibilidade e o

bom senso do restaurador que determinarão os "rumos das intervenções e a forma como o objeto de arte,

danificado ou deteriorado, será esteticamente apresentado" Argolo, 2005).

Na Grécia antiga o restaurador era visto como quem fazia magia, pois dava vida às obras.

Na idade média o restaurador era visto como artista pq corrigia as obras.

O RESTAURADOR da sua vida precisa ser DEUS, POIS é ele quem te dá vida, quem te corrige as imperfeições, o erros. Mas é preciso que você permita ser restaurado. O vers. Cita: “qndo vcs voltarem”, ou seja, a decisão de ser restaurado é nossa.

PRONTO: SERIA FÁCIL SE fosse só isso! Depois da obra pronta, o que acontece? Ela vai pra exposição, vai para os grandes museus ou coleções particulares! Mas e aí? Aí que o mercado de arte é complicado de entender. Pois como uma obra é mais preciosa que a outra? E como se dá esse mercado?

Toda obra de arte tem valor! Você tem um valor. O que vc é tem valor.

Em Genesis 38 conta história de Judá e Tamar. 15 a 18. O cara deu tudo que possuía de mais valor para um momento de prazer, deu como garantia de um momento passageiro.

Às vezes, sabemos que o que temos é precioso, sabemos o que somos, e nos vendemos por um preço muito abaixo do mercado. Vendemos nossas promessas, trocamos por um prato de lentilhas.

Imaginem-se em um leilão, estou leiloando Priscila! Quanto você daria? Ela tem dons, é uma filha obediente, serva, linda. E aí quanto você dá?! O diabo, inimigo de nossas almas, deu um lance, mas olhem só, quem é que quer comprar? Jesus! Ele deu a própria vida pra ter Priscila!

Deus entregou a vida do próprio filho pra ter a tua, mas ele permite que você escolha com quem quer ir. Você já tomou sua decisão?

Quando você tomar decisão ao lado de JESUS, sua vida terá objetivos, e não será meramente uma obra, servirá para anunciar os feitos do Senhor, exemplos de vida e estará na sala do trono de DEUS, de onde ele observa e contempla alegremente sua vida.

Concluindo:

Somos todos obras de arte do próprio Deus.

Somos únicos.

Precisamos da base de preparação que é a bíblia.

Precisamos do Restaurador, que é o próprio Deus que nos conhece por inteiro.

Fomos comprados por mais alto preço.

Nossa vida tem objetivo, de mostrar de onde viemos, para onde iremos e servir de contemplação divina, e edificar ao próximo.

Um comentário:

  1. Maravilhoso essa obra prima. lindo poderia usar um pouco do conteudo para Evangelizar muitas pessoas que estão precisando de umas palavras lindas como essas. OBRIGADO.

    ResponderExcluir