sexta-feira, agosto 26, 2011

Arte, português, matemática, ciências, História, Geogreafia ETC...


É o meu país!!! Em tempos de “Fundamentos da Arte para Educação” e “Menos da metade dos alunos sabe o que deveria. Essa é uma das conclusões da Prova ABC, aplicada no país a crianças do 3º ano”. Eu me pergunto: PRA QUE?

A matéria dessa manhã vem falando dos números que para o governo são importantes para o aprendizado no país. Ensina-se a ler e a contar. Ler pra futuramente ler os contratos de alugueis, os processos sob os quais estarão inseridos. Ensina-se a contar, somente o dinheiro que deverá ser gasto no mês, as contas e para que os impostos estejam em dia.

Considerando que a Arte é esse descortinar, que a valorização da mesma em países de primeiro mundo se difere em muito do Brasil, cabe a nós, artistas, arte educadores questionar esse país a respeito dessa desmedida educacional. Falaríamos nós de “Arte para todos?”

Segundo Ana Mae Barbosa, o ensino da arte no Brasil se baseia em um tripé: Ver arte, conhecer arte e fazer arte. E COMO VERÃO SE NÃO SE LEVA ÀS PROBRES crianças aos museus? E como conhecerão, se os professores de arte só dão “desenho livre?” e como farão, se ninguém dá importância?

É claro que alguma coisa tem mudado, mas não se deve cruzar os braços e se acomodar.

As crianças mal sabem ler e contar. Quanto mais pensar que podem ter um país melhor. A arte não resolverá os problemas desse país, mas vai encaminhar o pensamento para mudança nos próximos anos.

Karol Flegler

Nenhum comentário:

Postar um comentário