segunda-feira, agosto 27, 2012

Amor - o elo perfeito


Esse foi e está sendo um dos sermões mais difíceis da minha vida. Em primeiro lugar pq ia usar a oportunidade para contar meu testemunho sobre a viagem para o Recife – a transcracolândia, em segundo lugar pq pediram pra falar só daki  há umas semanas na campanha de missões e em terceiro lugar pq eu não lembro a última vez que eu disse “eu te amo” – Não estou falando de romances, namorados etc...
Pois bem, depois de um longo período de crise existencial, eis que hoje estamos aqui pra falar sobre o amor. KI COISA MAIS LINDA.
Diz que uma mulher chegou pro pastor de sua igreja e disse assim:
- PASTOR, o senhor me ama?
E ele respondeu:
- Minha irmã, posso ser sincero? Não.
-  Isso foi bom, o Sr. É verdadeiro. Sem que haja um relacionamento é impossível que haja amor.
No meu aniversário o Vinícius me mandou torpedo: “Nem no meu aniversário você disse que me ama”. Eu travo pra falar, e não tenho a facilidade do Perseu e da Rafa de dizer: - ounn eu te amo, kah! De qualquer modo, minha dificuldade se intensificou depois que eu li a seguinte frase: “Dizer EU TE AMO até um ursinho de R$ 1,99 diz”!
A bíblia não diz pra vc “Diga eu te amo com toda sua alma, com todas as tuas forças e com todo entendimento”. A Bíblia não diz: Vocês serão meus discípulos se disserem eu te amo uns aos outros. A Bíblia não diz: Diga ao seu próximo que o você o ama como a você mesmo.
Outro dia dei uma de sonsa, fui comprar uma revista sobre psicanálise que tinha um artigo sobre criatividade, olhei o valor: 4,90 e claro, comprei e paguei 11,90 pq o valor era em EURO.
Aí um dos artigos dizia assim:
“Pesquisa da universidade da Califórnia sobre autocompaixão mostra benefícios de analisar os próprios erros com generosidade, mas sem poupar críticas.”
Adiante dizia que pessoas testemunhavam se sentir melhor depois de ajudar a outras pessoas, etc.. Uma das terapias era de se abraçar.
Li isso e disse: Gênio da matemática! Jesus disse isso muito antes, Amarás o teu Deus sobre  todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Ué, pra amar aos outros é preciso ter Amor Próprio, mas esse amor não é gerado a partir de Você. Esse amor é uma parada que é excede o entendimento.
para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.  Efésios 3:17-19
Por isso essa placa. Eu não fazia ideia do que estava fazendo quando eu pintei isso, até expus e estava lá em casa jogada no quarto. O amor de Deus é isso, neh?! Todo formal, você vê à distância, através do sacrifício da cruz, que amor lindo esse, não. Mas seu conteúdo vai além do que podemos entender, por isso é Abstrato, é não compreensível. O amor de Deus por nós é abstrato, não no sentido de não existir. Ele existiu na forma de cruz, mas sua essência não é entendível, porque por amor ele não poupou seu filho.
Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.
Não dá pra entender o amor de Deus.
Eu posso jogar isso no chão, pisar, molhar, chutar, esconder. Em outro caso, eu posso pecar e Deus vai continuar me amando, isso já foi provado. 
E olha como é o nosso amor por Deus: “amassar a folha”
Amor o elo perfeito? Qual amor? O seu?
Agora vamos começar o Sermão:
Lucas 5: 17 a 20.
Aqueles homens, penso que poderiam ser 4  homens, amigos do paralítico tentaram de todas as formas, pediram licença, mas era muita gente, tentaram, a porta a janela, esperaram, sentaram, e começaram a pensar: COMO FAREMOS? Esse homem pode curar nosso amigo. Mas como se ele não está perto? Precisamos  fazer alguma coisa, mas como?
Alguém teve uma ideia, vamos pelo telhado!
- Tá louco, ele vai cair na cabeça de Jesus.
- Mas pelo menos ele vai ser curado.
- A gente pode pegar uma escada, uma corda e o descemos e pá, Jesus o cura.
- Mas a gente vai atrapalhar, ele está ensinando.
- Mas pelo menos ele vai ser curado.
- Mas os mestres da lei e os fariseus estão ali, eles podem nos fazer algum mal.
- Mas pelo menos ele vai ser curado.
Eu imagino que esse diálogo deve ter rolado, e por fim, “mas ele pode ser curado” prevaleceu. Os homens pegaram escadas, cordas, subiram no telhado, tiraram as telhas, e desceram o homem. Jesus já devia está rindo por dentro, dizendo: - Rapá, esses caras são loucos. Mas são esses que eu gosto.
Aí Jesus disse: Seus pecados estão perdoados!
A bíblia conta a reação dos fariseus, mas não conta dos amigos, nem do paralítico. Eu imagino que um olhou pra cara do outro:- E aí? Agora? Aí um deles: mas pelo menos os pecados dele foram perdoados.
A história continua e conta que Jesus disse pra que ele pegasse a maca e andasse e aí sim, o cara louvou a Deus. Talvez hoje, você busque a Deus por uma questão de necessidade. Ah preciso de alguma coisa, um bem, um sei lá o quê, mas Jesus pode fazer muito mais por você do que você imagina! Você vai até Jesus com uma necessidade, ele pode suprir, mas ele pode fazer muito mais. Talvez você precise que ele mexa os pauzinhos pra você, mas ele já mexeu, e foi a cruz, dois pauzinhos bem mexidos pra que você tivesse a vida plena e abundância – VIDA ETERNA.
Talvez, você hoje, tá louco pra levar alguém até Jesus. Mas você continua sentado no banco e pensando: como? Cara, levanta e faz uma doiderah! Apronta uma loucura. Sei lá o que c vai fazer, mas pelo amor de Deus, faz alguma coisa! Tem um monte de gente precisando, para de olhar pro seu umbigo, pras circunstâncias, pra dificuldades e mete as caras. Num conheço uma história da bíblia que seja normal. Pra mim é tudo loucura e é por isso que eu me amarro.

O QUE ISSO TUDO TEM HAVER COM “AMOR O ELO PERFEITO”?

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. 
João 15:13

Não seremos capazes de amar, se não formos capazes de morrer por amor.

Se não formos capazes de morrer pra nossas vontades, jamais amaremos a DEUS. Se não formos capazes de morrer por nossos irmãos, jamais poderemos dizer que os amamos. Se não formos capazes de morrer pela obra de DEUS jamais poderemos dizer que amamos.
Amor, requer sacrifício. El vai contra tudo que somos, e é o que mais necessitamos.
As pessoas precisam ser amadas, o amor é o alimento, é o q move.
O amor e a graça andam lado a lado!


Contar uma história que parece ser engraçada. Semana passada, depois que cheguei do culto a noite, começou a chover e meu cachorro estava na chuva, no beco atrás de minha casa, fui correndo com meu irmão tirar ele de lá, e levar pra dentro de casa, chovendo, o cachorro não sabia o q eu fazer, começou a correr e empacou em cima de uma madeira pq em volta estava meio alagado, e eu gritando desesperada: vem mamãe Chicó! E nada, e eu estava com sombrinha, mas não dava pra ir até ele de sombrinha. Joguei a sombrinha pro meu irmão e fui lá pegar ele, com o vestido de domingo a noite, na chuva. Naquele momento eu olhei pra Chico com tanta compaixão, peguei ele no colo, coração dele disparado, cheio de frio, tremendo, abracei, levei pra dentro, fiquei aquecendo ele. Quase chorei. RS
PQ é simplesmente isso que Deus faz com a gente, a gente empaca! Ele fica desesperado: vem filho, vem! E vocÊ não vai, aí ele vai lá te pega no colo, te abraça,te aquece, você todo sujo, fedido do pecado, e ele não tá nem aí se vai se sujar, se molhar. Ele nos ama.
Mas não posso deixar de contar pelo menos uma historinha da viagem pro Recife. Uma história de humanos que foram amados por Deus.
                                      
Essa era uma das manifestações que fizemos, em uma praça pública, tinha um doido q falava de Jesus e sobre as drogas e chamava o povo pra cristolândia. O cara que dança com a placa na mão, é um ex-morador daquela praça, uma das histórias que mais mexeu comigo. Ele, depois de ter dançado horrores, chegou pra mim, no final da música e disse assim: Minha irmã, eu vivi 12 anos da minha vida morando nessa praça, jogado, bêbado aki, mas Jesus me achou e agora eu sou livre, por isso eu to feliz hoje!

Tô contando essa história pra vc saber que tem jeito pra você. O amor de Deus transforma, mas se alguém não fosse lá, e tivesse amado akele senhor, ele ainda estaria lá. Entende?
Tudo parece estar confuso, mas entenda só uma coisa.

DEUS AMA VOCÊ. E ORDENA QUE VOCÊ O AME SOBRE todas as coisas; Se não, jamais amará alguém. A prova do amor de Deus, foi a entrega de Jesus, a morte. A prova do seu amor a Deus é sua entrega, sua morte. Morte pra vida bandida que você leva. Depois disso, você morre todo dia e vive eternamente.
O amor de Deus é capaz de nos pegar sujos e limpar-nos, transformarmos em algo que nunca pensaríamos que fôssemos, é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário